segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Quanto o Orgulho nos Atrapalha na Vida Cristã

| No comment
ImagemIrmãos, a paz do Senhor Jesus! Tudo bem? Eu dei o título de "O quanto o orgulho nos atrapalha" a esse post. Mas eu poderia facilmente mudá-lo para: "Por que o OJC ficou parado por tanto tempo". Espero ter a honestidade e o entendimento suficientes para escrever aqui o que o Senhor deseja e que isso cumpra o Seu querer.

E esse tema? Já pensou sobre ele? Sobre o quanto ele tem nos afetado em nosso dia a dia? Existe algo que me incomoda profundamente no nosso meio: quem faz o básico pra ser crente acaba sendo tão elogiado que logo volta a fazer menos que esse básico. Quem, por algum motivo, é benção na vida de alguém acaba sendo tão elogiado que com o tempo é tentado a deixar de fazer o que faz pela glória de Deus e para a edificação dos irmãos e fazer dessa vez para manter um estado de admiração por parte das pessoas ao redor e acho que isso aconteceu comigo ao longo do tempo em relação ao OJC e me fez ter uma infertilidade grande por esse tempo todo... uma infertilidade associada a uma auto cobrança exagerada e que não me fazia sair do lugar.

Quando a gente faz as coisas verdadeiramente pelo Senhor, a gente dá o nosso melhor sem se cobrar a ponto de não conseguir dar mais nem um passo, não é? A gente entende que ele não pedirá de nós mais do que podemos oferecer... ele não faria isso, mas nós fariamos facilmente, principalmente para manter um status. 
Para mim e para os outros eu dava a desculpa de que meu tempo estava curto... Curto coisa nenhuma! Tinha muito tempo, mas não conseguia fazer nada nele! Ficava o dia inteiro tentando ficar top pra poder escrever e não saia do lugar. Além disso, se eu aproveitasse meu tempo direito, faria tudo que preciso e ainda sobraria muito tempo! A preguiça faz a gente fazer a coisa lentamente... se eu fizesse tudo com mais disposição, tudo seria concluído mais rapidamente e sobraria tempo, sim!

É muito difícil lutar contra o desejo de ser algo grande, admirável por todos... algo digno de receber vários elogios. Quando todo mundo pensa que você é o cara, é muito difícil dizer "Não! Vc está errado!" com seriedade e sem falsa humildade. Mas é o que Jesus nos disse para fazer! Veja nos versículos abaixo:

Lucas 17
7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?
8 E que antes não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo; depois, comerás tu e beberás?
9 Porventura terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?
10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

Em outras palavras, o senhor desse servo deveria serví-lo só porque ele estava na lavoura ou guardando o gado, lhe obedecendo? O comentário do John McArthur, da Bíblia McArthur (que é muito boa por sinal!) sobre esse texto diz:

 "O ponto central dessa parábola era que o servo não deveria esperar uma recompensa especial por fazer o que era, em primeiro lugar, sua obrigação. Os exigentes padrões que Cristo estabeleceu podem ter parecido muito altos para os discípulos, mas representavam apenas as tarefas mínimas de um servo de Cristo. Aqueles que obedecem não devem pensar que essa obediência é meritória."

Esses dias tava falando com um amigo que enriqueceu e eu lhe disse: A idéia da sociedade é que quem é rico é o CARA. Se vc quiser ser humilde e rico ao mesmo tempo tem que assumir que essa idéia está errada e contra o que o Senhor deseja pra vc, mesmo que essa idéia te exalte. Da mesma forma existe na sociedade cristã de hoje a idéia geral de que gente muito crente e abençoadora são FERAS, TOPS e fazem bem mais do que deveriam. É muito comum ver comentários do tipo "Caraca mano! Você lê a bíblia todo dia? Pooxa vc é mto fera, hein!!! Um dia vou ser igual a você". Acho que Deus enxerga o comentário dessas pessoas mais ou menos assim: "Caraca mano! Você não matou ninguém hoje? Pooxa vc é mto fera, hein!!! Um dia vou ser igual a você".... e pensa: "Um não fez mais que a obrigação e o outro nem ao menos isso fez e ainda acabou atrapalhando o outro transmitindo uma idéia não bíblica! Também ele não lê a bíblia todo dia né... era de se esperar... tá tudo lá em Lucas 17".E o pior é que com o tempo acreditar nessa falsa idéia faz com que confiemos em nós mesmos e sejamos infrutíferos.... quem sabe não foi isso mesmo que gerou toda essa fase infrutífera da igreja que vivemos? Olha o quanto essas coisas estão relacionadas:

Jeremias 17
    5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
    7 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.
    8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

Quero, de coração, que vocês pensem sobre isso na vida de vocês. Vocês querem ser grandes pregadores, cantores, ministros? Para que?  Pra ter um status de "crente demais" diante de pessoas pobres de espírito, que não sabem julgar isso conforme a realidade? Ou para que pessoas sejam alcançadas e transformadas pela mesma verdade que você tem encontrado e feito isso com você? Em uma visão você e o seu ego é o centro... Na outra é o Senhor, a Sua obra, os seus irmãos e a vida deles com Deus.

  Gálatas 1
 10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

Paulo dizia claramente que se quisesse agradar homens não teria sido um servo de Cristo... ele sabia que muitas vezes uma coisa contraria a outra. É desagradável para uma pessoa que te admira ouvir "Meu irmão... isso é o básico! Eu só faço o que o Senhor manda e isso é básico, é obediência, algo que vc tb no mínimo deve ter pra ser um servo de Deus... tem alguma coisa errada com a sua vida, abre o olho!" . Guarde essa resposta e esteja pronto para dá-la ao ser elogiado, como Jesus mesmo disse pra fazer. Isso pode não agradar o irmão... mas vai agradar a Deus. O que você vai preferir? Agradar a Deus ou deixar o irmão com uma idéia do inferno na cabeça, que prende ele no chão e o impede de crescer?

Não ouça os elogios que te passam a idéia de que você é um ser humano que faz mais do que deveria! Deus não pensa isso de você! Não ouça os elogios de um povo doente... faminto pela realidade de Deus e que ainda vê as coisas de um jeito destorcido! Não acredite em um valor falso que uma sociedade doente impreguina em você. Ouça o que Jesus diz.... somos servos inúteis que só obedecem... e obediência é algo básico para alguém ser um servo. Quem é justo e "fera" pra essa sociedade é uma pessoa normalíssima para Deus... sempre pense no Ele sim te diria.


Que Deus abençoe a todos vocês e que vcs ouçam a Palavra do Senhor pra nós hoje e se mantenham vigilantes...

No amor de Cristo,
Kayo Henrique (SDJCRR)
Categorias :

Nenhum comentário:

Postar um comentário