sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

“Elementar, meu caro leitor!”

| No comment
Imagem

Dias atrás consegui assistir ao segundo filme da série Sherlock Holmes com o ator Robert Downey Jr, então imediatamente me lembrei da frase clássica dos antigos romances ingleses, onde ele se volta para o seu amigo Watson e diz: “Elementar!”.

O que me deixa intrigado, nessa frase, não é o “Elementar” propriamente dito, mas sim o contexto em que Sherlock o aplica. Todas as vezes que Holmes e Watson tinham nas mãos um caso difícil, o detetive o compreendia com grande facilidade, o seu parceiro, por outro lado, ficava “boiando” e por fim recebia, por parte do amigo, a famosa frase: “Elementar, meu caro!”.

Você deve estar estranhando o fato de eu usar uma frase de Sherlock Holmes como inspiração, contudo, através dela fiquei meditando sobre o que seria elementar para nós cristãos. Então compreendi,que é de extrema importância para nós, voltarmos aos fundamentos da nossa fé e valorizarmos a Palavra de Deus.

 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105
O objetivo deste post é entender aquilo que considero mais “Elementar” na fé cristã, A Salvação. Parece estranho falar de Salvação, não é? Parece um assunto básico demais, óbvio demais, simples demais; “Elementar” demais.

Quem dera fosse assim. Parece que com o passar dos séculos, mais o povo de Deus entende menos dos fundamentos da fé cristã. E se verdadeiros Sherlocks da fé, como o pregador Charles H. Spurgeon, ou o reformista João Calvino ressuscitassem e ouvissem tudo o que sabemos sobre o evangelho, nós receberíamos, por parte deles, muitos “Elementar, meu irmão!”.

Se eu pudesse resumir “A Salvação” em uma única frase, seria: “Só Jesus pode salvar.” E se eu pudesse ampliar essa frase, diria: “Só Jesus é bom o suficiente para nos salvar.” E se continuasse a amplia – lá, escreveria: “Ninguém é bom o suficiente para se salvar e ninguém pode alcançar a salvação se o Pai, através do sangue Jesus, não a conceder.”

É errado pensar que nossas boas ações nos levarão ao céu, ou que podemos alcançar a salvação por mérito. Achar isso é uma demonstração de arrogância e um atentado contra o próprio sacrifício de Jesus.

A bíblia nos mostra a história de jovem que não conseguiu entender A Salvação.

“E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se?
Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.Lucas 18:18-27

Por ser muito rico e por estar acostumado a adquirir qualquer coisa através do seu dinheiro, ele pensou que pelas boas ações alcançaria a vida eterna. Jesus já o contradiz logo de início: “Não há ninguém que seja bom, a não ser Deus, por fim os discípulos perguntam: “Quem pode salvar-se” e Ele responde: “O que é impossível aos homens é possível a Deus”.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Efésios 2:8-9


Entender que A Salvação só pode ser alcançada pelo sacrifício de Jesus é compreender a maior base da nossa fé. Aqueles que não conheciam esse fundamento passem a reconhecer Jesus como seu Senhor e Salvador e recebam de Deus o dom da vida eterna.

Eu espero que tudo isso que escrevi torne-se, simplesmente, “Elementar” para cada um de vocês. E quando forem questionados a respeito da Salvação, digam: “Elementar, meu irmão!”

Fiquem na paz.

Samuel Yohei
Categorias :

Nenhum comentário:

Postar um comentário