terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que é Fé?

| No comment
ImagemOlá meus irmãos! Estão todos bem? Hoje vamos falar sobre um tema muito interessante e importante na nossa vida cristã: A Fé. Infelizmente não tenho visto tantas pregações sobre isso nos dias de hoje, mas penso que a fé é o que existe de mais essencial para a nossa vida cristã. Então, esse post pode fazer muita diferença na sua vida! Amém? Todos com fé de que Deus falará conosco? Ore aí um pouquinho... Tire esse tempo pra pedir que Deus fale com você através do que você vai ler aqui........ Orou? Não? Então ora aí! Depois você continua a ler, tá? Não vou fugir... Prometo =)!

Tá vendo o tanto que é bom orar e falar com Deus? Se a gente fizesse isso todo dia o tempo todo, como não seria diferente a nossa vida, né? O engraçado é que isso tem muito a ver com o nosso tema de hoje... Como? Você vai entender... Mas antes temos que deixar uma coisa bem definida na nossa cabeça: "O que é fé afinal de contas??". Ninguém melhor do que a Palavra de Deus pra nos ajudar. Vamos lá pro capítulo da Fé, Hebreus 11!

Hebreus 11:1 (em várias traduções)

(ARA)  Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

(ARC)  Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.

(KJV)  Now faith is the substance of things hoped for, the evidence of things not seen.

(NTLH)  A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.

(NVI)  Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

(VIVA)  QUE É A FÉ? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós.

Escolhi praticamente todas as versões que eu tenho aqui no computador em um programinha muito top que depois eu posto pra vocês (chama eSword). É muito proveitoso e facilita muito o entendimento do significado real do texto ficar comparando as várias versões que a gente tem da Bíblia. Por essa comparação a gente percebe que fé é a certeza de coisas que se esperam e do que não se vê. Quando a Palavra diz que fé é a certeza de coisas que se esperam esse "esperam" pode ser visto de duas maneiras: eu espero (aguardo) uma coisa acontecer OU eu espero (desejo) que uma coisa aconteça. Qual dos dois é o do sentido do texto? Analisando outras versões como a VIVA percebemos que o sentido da Palavra é o segundo, o de esperar (ter expectativa, desejar) que algo aconteça. A fé é a certeza de que essa coisa que eu desejo e espero que aconteça, acontecerá!! Parece complicado, mas vou dar um exemplo. Se imagine agora no céu, cheio de Deus e pertinho de Jesus, sentindo uma paz que não tem fim e alegria eterna com os seus irmãos da igreja de branco e os anjos voando ao redor... Todo mundo feliz até. Imagine mesmo. Maravilhoso não é? Agora, você pode ter a certeza de que isso acontecerá!!! Pode esperar/desejar que isso aconteça e ter a certeza de que acontecerá! Isso é fé. Além da certeza do que esperamos, a fé também se define como a certeza do que não se vê. Portanto:

Se guiar pelo que só se pode ver é não ter fé! Se guiar por um caminho de certezas baseadas apenas no que é palpável e visível é não ter fé. A fé envolve justamente o que não se pode ver. Isso ocorre porque a realidade não é totalmente visível e palpável. Existe uma realidade espiritual, que não podemos ver, por meio da qual tudo o que podemos ver foi criado (Hb 11:3).

Isso faz mais sentido ainda se percebermos que o que esperamos, não podemos ver. Caso contrário, não precisariamos mais esperar. Então, pra facilitar, se você tiver dificuldade de decorar o versículo e enxergar nele o conceito, Fé é a certeza do que não se pode ver. Grave isso na mente... É um dos conceitos mais fundamentais pro seu crescimento espiritual e vida com Deus.

Vamos a um exemplo agora? Houve um tempo da história em que a Síria estava em guerra contra Israel (que era o país do povo de Deus). Só que o Rei da Síria ficou muito desconfiado, por que, por mais que ele escondesse o seu exército, o povo de Deus sempre acabava descobrindo. Até que um dia ele reuniu o seu exército e disse "Olha! Algum de vocês está traindo a gente, só pode!" e eles responderam "Não rei! O negócio é que esse povo é de Deus demais, daí tem um profeta lá chamado Eliseu e Deus mostra pra ele onde a gente esconde!". O Rei grilou e disse "então vão matar esse homem de Deus!". Olhem o que aconteceu quando esse exército chegou lá pra matá-lo:

2 Reis 6
13  Então o rei ordenou: —Descubram onde ele está, que eu o prenderei. Contaram-lhe que Eliseu estava em Dotã,
14  e ele mandou para lá uma grande tropa de soldados com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite à cidade e a cercaram.
15  No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa. Aí viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Então entrou em casa e disse a Eliseu: —Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer?
16  Eliseu disse: —Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.
17  Então orou assim: —Ó SENHOR Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja! Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo.

Viu só? No versículo 16 Eliseu teve fé! E certeza de que Deus estava com eles, apesar de não poder ver isso com os olhos carnais, ele viu com os olhos da fé!! É a certeza de que Deus estava com eles, ainda que o que vissem lhes dissesse o contrário!!!
Estão vendo como o que vemos com os olhos pode ser perigoso? Alguém guiado só pela visão carnal e sem fé diria facilmente ao lado de Eliseu que Deus lhe tinha abandonado. Ainda bem que Eliseu confiou mais no Senhor do que no seu servo medroso e cego espiritualmente.

O nosso inimigo usa muito a nossa visão para nos enganar. É um grande ilusionista! Ele faz isso o tempo todo com o pecado, prometendo que ele lhe trará prazer e liberdade, quando na verdade, tudo o que você terá será tristeza e escravidão longe de Deus. É um engano... Uma mentira! Uma verdadeira armadilha. Se você estiver em uma dessas, saiba que Deus não te trouxe aqui pra ler essas palavras por acaso... Ele está te ensinando que a maneira de vencer é virar pro inimigo e dizer É MENTIRA. Confie no Senhor... Ele é Bom e quer o seu bem. Ele quer que você obedeça por que sabe que esse é o melhor caminho pra você. Confie nele... Tenha certeza do que você não vê agora... A maneira de vencer a ilusão é estar bem perto da verdade e a verdade não é só o que a gente consegue enxergar.

1 João 5
4  porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo.

Fiquem com Deus! Guardem bem a Palavra de Deus no coração, que é ela que nos ajuda contra a mentira do inimigo! Em breve vou publicar mais sobre a fé e sobre o quanto precisamos dela na caminhada com Deus!

Que Deus te abençoe agora e te encha de fé em nome de Jesus!!!!

No amor de Cristo,
Kayo Henrique (SDJCRR).
Categorias :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar você pode usar sua conta Google (mesma do Orkut e do Gmail). Caso ainda não tenha uma conta Google, escolha "Nome/URL" e simplesmente coloque o seu nome. Se você não tiver um site, blog ou orkut deixe o campo "URL" em branco e manda ver!